Enquete: o que leva em consideração ao votar?
Seu Anônimo perguntou: ao votar, o que você leva em consideração?
O(a) candidato(a)?
O partido?
As propostas?
71% responderam o(a) candidato(a);
64% optaram pelas propostas;
39% disseram que levam em consideração o partido.
33% apontaram outro(s) requisito(s), mas sem especificar qual(is).
Cada vez mais, o candidato é quem "dita" as regras numa campanha eleitoral. Mas até que ponto tal cenário é benéfico para a democracia? E até que ponto há prejuízos ao nosso país?
Será que essa realidade não vem ao encontro da nossa postura frente às questões políticas? Ou seja, por causa da nossa inação, impaciência, falta de criticidade e tempo o suficiente para buscar informações com profundidade acerca do fazer político no Brasil?
O ato de votar, atualmente, é comparado ao ato de comprar. O foco, hoje, é a influência do candidato sobre o eleitor e não a compreensão do seu comportamento, do porquê de ele ser assim, assim, ou assado. O eleitor brasileiro não se baseia mais na ideologia e, sim, na emoção. Muitos têm se esquecido, inclusive, o que é ideologia. Aí se explica o porquê de optarmos pelo candidato e não pelas propostas, programa etc.
Há, também, muita confusão entre realidade e ficção, no momento do voto. Culpa do marketing!
O(a) candidato(a)?
O partido?
As propostas?
71% responderam o(a) candidato(a);
64% optaram pelas propostas;
39% disseram que levam em consideração o partido.
33% apontaram outro(s) requisito(s), mas sem especificar qual(is).
Cada vez mais, o candidato é quem "dita" as regras numa campanha eleitoral. Mas até que ponto tal cenário é benéfico para a democracia? E até que ponto há prejuízos ao nosso país?
Será que essa realidade não vem ao encontro da nossa postura frente às questões políticas? Ou seja, por causa da nossa inação, impaciência, falta de criticidade e tempo o suficiente para buscar informações com profundidade acerca do fazer político no Brasil?
O ato de votar, atualmente, é comparado ao ato de comprar. O foco, hoje, é a influência do candidato sobre o eleitor e não a compreensão do seu comportamento, do porquê de ele ser assim, assim, ou assado. O eleitor brasileiro não se baseia mais na ideologia e, sim, na emoção. Muitos têm se esquecido, inclusive, o que é ideologia. Aí se explica o porquê de optarmos pelo candidato e não pelas propostas, programa etc.
Há, também, muita confusão entre realidade e ficção, no momento do voto. Culpa do marketing!
"O processo político é apresentado cada vez mais como uma disputa entre pessoas (candidatos) e não programas, forças políticas alternativas (partidos). Não basta o candidato ter boas propostas, é preciso que ele apareça bem no vídeo."
Martin Watteinberg
Martin Watteinberg
"Hoje, a nossa sociedade tem outros deuses: cultua mais o consumo do que a produção; valoriza mais a imagem do que o fato; celebra mais o cargo do que o batente."
Thomaz Wood Jr.
Carta Capital
A nova enquete já está no ar! A pergunta que lhe faço é visando a eleição municipal do ano que vem. Afinal, Lula deveria ou não se candidatar à Prefeitura de São Paulo?
Não deixe de votar.
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