Ouvidoria, ouça o que escrevi!
Você, com certeza, já se deparou com algumas (ou várias) irregularidades públicas próximas a sua residência, tais como: ausência de serviço de limpeza, descarte irregular de entulhos, buracos na rua, barulhos alheios perturbando o seu silêncio, calçadas intransitáveis, transporte público com horários malucos, desrespeitando seu bolso e cidadania etc.
Pois bem. Quando eles aparecem, qual a sua reação? Sei que deve ficar "p" da vida e até xingar, mas a pergunta que fiz tem a ver com a sua atitude cidadã: o que você faz, após o momento indignação? Nada? Se essa foi a sua resposta, saiba que não é o jeito mais sensato e eficaz a se ter mediante o desrespeito político para com às necessidades e direitos do cidadão.
Devemos cobrar das autoridades, o serviço de zeladoria do bairro, que está a cargo dos 31 subprefeitos da cidade de São Paulo. Não adiantou cobrar o trabalho de obrigação das subprefeituras? RECLAME! Faça uma reclamação bem redigida, detalhada, mostrando quem, de fato, deve ser representado: nós, os contribuintes, eleitores, cidadãos e munícipes.
A reclamação por escrito tem poder! Contudo, há quem devo me dirigir?
A Prefeitura de São Paulo possui alguns mecanismos a serem utilizados pelos munícipes, para a tão necessária arte de reclamar: o Sistema de Atendimento ao Cidadão, o SAC, uma ferramenta que, às vezes, funciona. Digo isso por experiência própria! E, nas ocasiões as quais não funciona, há a opção de recorrermos à Ouvidoria Municipal, outro mecanismo que, até o começo do ano, pensava que estivesse funcionando bem, mas, a ouvidoria, realmente, só ouve.
Dia 13/01/2011 fiz uma reclamação pelo SAC sobre o abrigo do ponto de ônibus, próximo a minha casa, que estava totalmente destelhado. Ninguém me respondeu; dia 31/01, novamente, reclamei, e nada aconteceu; tentei, pela terceira vez, no dia 10/02 e nada, também; Aí, tive de recorrer à "instância superior": Ouvidoria Municipal, dia 18/04. No início de maio recebo a resposta:
"Em 18/04/2011 a SPTrans informou por meio do Ofício DP/GAB nº xxx/xx, que '[...] a manutenção no abrigo do ponto de parada, [Av. Pires do Rio nº x.xxx] está programada para o mês de maio/2011'".
Desde então, nenhuma benfeitoria.
Segundo o que consta no portal da Ouvidoria, "o munícipe pode recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, sentir-se mal-atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos. A Ouvidoria atua para a solução desses casos, bem como elabora propostas que contribuam com o aperfeiçoamento dos serviços e a resolução de problemas".
Não é o que parece, pois não funciona. O engraçado é que, recentemente, lançaram a Ouvidoria do Parlamento Paulistano. Isso, mesmo: Ouvidoria da Câmara Municipal. Se a Ouvidoria Pública já não funciona, imagine a da Câmara dos Vereadores. De acordo com os organizadores, a ideia é que a mais nova ferramenta responda às demandas em até 10 dias. Piada, piada e piada...
É revoltante pagar altas taxas de impostos aqui, outras acolá, ser obrigado a votar em representantes que acabam não nos representando, de fato, e receber de volta: o descaso! Por isso temos de trocar os "mandatários", com frequência.
Enquanto não obtivermos o que queremos, devemos permanecer a reclamar. Mesmo não recebendo retorno merecido, precisamos continuar com as reclamações, pressionando os órgãos públicos a nos ouvir.
Kassab fará o seu sucessor?
Meio difícil acreditar nesta possibilidade.
Só para lembrar, já assinou o feeds?