7 de março de 2012

"Serra, outra vez? Nem de brincadeira!"

Dos pré-candidatos que ja estão por aí em disputa velada, aguardando o momento da oficialização de suas respectivas candidaturas, não me interessei por nenhum e não sei responder em quem votaria, no dia 07 de outubro. No entanto, aponto, com certeza, quem não merece a nossa aprovação, confiança e, principalmente, o nosso voto: José Serra.

Quando li a notícia de que o tucano se propôs a participar das prévias do PSDB, colocando-se à disposição do partido para sair como candidato à Prefeitura de São Paulo, desacreditei de sua postura de homem público sério, competente e compromissado com os interesses da população. Tais características vêm sendo desgastadas há tempos, de eleição em eleição, e sua verdadeira roupagem emerge, principalmente agora, diante de nós: a de um politicozinho, como outro qualquer, cujas ambições e interesses pessoais se sobrepõem aos anseios e expectativas da população.

Serra nunca esteve, não está e nem estará comprometido com a cidade de São Paulo. Não nos esqueçamos de sua desistência, quando foi eleito Prefeito, em 2004 e se elegeu Governador de São Paulo em 2006. O famoso e inesquecível trampolim! Ou seja, neste ano, ele quer apenas destaque, foco, holofotes, câmeras e microfones ao seu redor, para que possa erguer o seu palanque presidencial. Sim, porque o tucano quer mesmo é a Presidência da República e desbancar o PT e sua trupe do poder. Sonho adormecido? Conte outra estorinha, Zé, porque essa aí não nos convence jamais.

Outro porém ronda o nossa realidade, para analisarmos a situação política atual.

O episódio da repentina decisão do Serra, após ter dito diversas vezes que não sairia candidato à Prefeitura de São Paulo, me fez lembrar o que um dirigente do PT disse sobre a candidatura de Lula em 2014: o ex-presidente só será candidato, caso seja constatado que a Dilma não tenha forças para se reeleger. Aí entraria o Lula na disputa, a fim de garantir a perpetuação do PT no poder.

Tal relato nos remete à situação aqui em São Paulo, hoje. Todos nós sabemos que o PSDB é predominante no Estado e na Capital paulista. Neste ano, há uma ameaça ao poderio peessedebista, seja por causa do fator Chalita-PMDB, seja por Haddad-PT, mas existe uma ameça à espreita. Sendo assim, o PSDB se utiliza da mesma artimanha do PT: usar o seu coringa José Serra, para garantir a sua perpetuação no poder. Afinal, lá se vão mais de 16 anos de história. Perder essa "boquinha" - que de "inha" não tem nada - para o tucanato corresponde a suicídio eleitoral.

Mas São Paulo quer, merece e buscará, em outubro, renovação política e, infelizmente, José Serra não sairá vitorioso dessa disputa, pois, se eleito, representará a estagnação e a mesmice na Capital; Serra será o porta-voz do retrocesso político e um aceite, por parte dos paulistanos, do que de pior há nas práticas políticas: mentiras e jogos do poder - ou jogos de influências, se preferir -. O tucano mostrará o seu desleixo para conosco, uma vez que - repito - seu interesse não é o de cuidar da cidade e melhor nos representar, mas sim, o de cuidar dos interesses partidários e, acima de tudo, das suas ambições pessoais.

Em carta aberta encaminhada ao diretório municipal do PSDB, em que que se dispõe a concorrer à Prefeitura, Serra diz que, para ele, "[...]a política não é uma atividade privada, objeto apenas da vontade e do desejo pessoal, ou fruto de ambição íntima. Encaro a política como atividade pública e coletiva, com propósitos determinados, destinada à promoção do bem comum e à melhoria das condições de vida de toda a coletividade". Então, por que não completou o seu primeiro mandato, em 2004? Ele ainda completa, apontando que aprendeu a "[...]reconhecer que o interesse coletivo se sobrepõe, sempre, aos planos pessoais daqueles que abraçaram de fato a causa pública." Mentira! O interesse coletivo, em 2004, era o de você, Serra, permanecer como Prefeito até o final do mandato e isso não ocorreu, mesmo tendo assinado um documento em cartório. E agora quer testar a confiança do povo paulistano, de novo?

Serra, pra mim, eleitor paulistano, não é uma opção confiável. E olha que eu votei no cara, em 2010, para a Presidência, no segundo turno das eleições, hein!? Todavia, mantenho a minha opinião e a repito, para que você, caro leitor, também repense se vale a pena desperdiçar o seu voto no Serra, mais uma vez, e, ainda, para a Prefeitura de São Paulo: José Serra não é uma opção confiável em 2012.

O interesse do Serra não está na Prefeitura; ele pouco se importa com a cidade. Ele quer, como já disse, a Presidência. Veja o que ele diz na carta ao PSDB, quando comenta como será a eleição na maior cidade do País: "Uma disputa entre duas visões distintas de Brasil[...]". Discuta São Paulo e seus problemas, Serra. Não use a eleição aqui, como revanchismo de 2010. Primeiramente, debata a Capital e não o seu projeto nacional.

Gostaria, de verdade, que o (pré)candidato em questão não desistisse do seu sonho e tentasse, mais uma vez, concorrer à Presidência da República, em 2014, só que, por favor, sem usar da Prefeitura de São Paulo como mecanismo para a realização de tal projeto político-pessoal.

Sugestão de jingle requentado:
"Toc, toc, toc / bate na madeira / Serra outra vez / nem de brincadeira"

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 18 comentários...

Mosaicos de uma vida disse...

Super dentro do contexto. As pessoas precisam saber o quão importante é conhecer o passado político dos canditados e se curarem da aminésia em período de eleição.

Alan disse...

concordo plenamente
serra áa vai a merda3
Provasetrapacas.blogspot.com

Nostalgammer disse...

Blog muito bem produzido!!Estou seguindo.Vi o link na comunidade Blogger.Poderia da um pulo no meu também??
nostalgammer.blogspot.com

Ele é novinho. Investirei nele.
Agradeço!

hrdoblush disse...

nunca

http://www.hrdoblush.com/

Fábio Flora disse...

O PSDB precisa se renovar. Já é hora de buscar uma alternativa menos conservadora. E mais carismática.
Abraços e sucesso com o blog!

Guilherme Augusto disse...

Politica no Brasil é complicado, poucos se salvam, e os que se salvam, tem grandes chances de se corromperem adiante... infelizmente.

Alex Monteiro disse...

Muito bom o texto..
Eu não vou com a cara do Serra, ele pra mim é do tipo Político q tapeia na lábia :S
http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

Anônimo disse...

TIRIRICA JÁ NADA DE MR BURNS

Danny disse...

ooi Fernando, boa noite !
Respondendo ao seu comentário. Ali é ua wéb-série que eu estou esvrevendo, não existe livro, é da minha cabeça, rs

OGROLÂNDIA disse...

tenho uma antipatia descarada pelo PSDB e quando vi a foto do serra, e que foto, quase desisti de ler o post.
Perder São Paulo é perder a casa do PSDB, então não é totalmente absurdo que o sonho presidencial de Serra seja sacrificado, até porque, cá entre nós, ele não ganha a presidência jamé.

George Luiz disse...

Ola cara!Vou colocar o seu link lá no blog Juventude Informada tambem!Obrigado e sucesso!

Unknown disse...

concordo com tudo que disse,
parabéns pelo blog que é maravilhoso

Unknown disse...

Adorei o blog, bem diferente dos outros que encontrei por aí. http://worse-or-better.blogspot.com/

Girl Supimpa disse...

Olá, tudo bem?

Quer minha humilde e sincera opinião?
São todos farinha do mesmo saco... em época de eleição todos eles querem fazer o melhor para a cidade ou estado... mas quando o individuo ganha a eleição...
Cadê as coisas que ele prometeu? aff

Beijos. Estou seguindo.

http://www.girlsupimpa.com

Sara disse...

penar em algum canditato é sempre tenso, não se pode confiar em quase ninguem , temos poucas opções e mtas manipulações, mto bom o post. é bom ja dar um sacode porq logo logo temos q votar.

http://otextodocontexto.blogspot.com

Angela & Dayh disse...

Primeiro quero parabenizar pelo texto, ficou muito bom!
Realmente Serra não né ... O pior é que tem gente que vai la e vota.. lamentavel!

Muito bom o blog, da uma passada no meu e deixe sua opnião tbm?
Obrigado :)

paraleloerelativo.blogspot.com

Thiago Damião disse...

interessante seu blog, seu Anônimo. Isso do trampólim é real mesmo. Parabéns..

Anônimo disse...

Muito interessante o seu texto. Parabéns!

http://thebookofmydreams.blogspot.com/

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br