16 de março de 2012

Dois pedreiros

Prezado(a) leitor(a),


Um dos meus aliados e amigos, André Mansim, divulgou a postagem abaixo, "Dois pedreiros", em seu blog "Verdades e Bobagens". Publico-a, agora, aqui no Seu Anônimo, compartilhando e disseminando uma verdade que, infelizmente, tem sido transformada em mentira.

Não podemos deixar que verdades tornem-se mentiras e mentiras em verdades. E, atualmente, em nosso País, é o que exatamente tem ocorrido. Portanto, quanto mais registrarmos e disseminarmos a verdade, melhor para a história. É inadmissível denigrir a imagem de DOIS GRANDES PEDREIROS.

Com vocês, meu amigo blogueiro, André Mansim:

_______

Dois pedreiros

Eu trabalho há 25 anos no ramo de materiais para construção. Já vi incontáveis sonhos começarem do alicerce e se realizarem no toque final, quando o dono da casa, finalmente, gira a chave na fechadura da porta da frente e, num suspiro, pensa:

- Ufa! Esse é meu sonho realizado!

Acontece que até isso ocorrer, muita água passou debaixo da ponte. Geralmente, as casas boas têm dois pedreiros: um de construção e outro de acabamento.

O pedreiro que constrói a casa é aquele que faz os alicerces, cava os buracos, faz a sujeira, limpa a sujeira e deixa o dono da casa maluco! Ele negocia com o encanador, com o eletricista, com o marceneiro, com o carpinteiro e, às vezes, até tem que insistir com o dono da casa – que não entende muito bem, mas porque está pagando, acha que deve dar os seus pitacos errados – e acaba tendo uma relação desgastada com esse pedreiro. Mas mesmo com essa relação desgastada, esse pedreiro do serviço rústico tem que aguentar até o final, porque tudo ali está sob sua responsabilidade. De cada dez desses pedreiros construtores que são bons e que fazem o serviço sujo – mas necessário –, nove acabam tendo algum desentendimento com o dono no final de seu serviço.

O dono não consegue enxergar que tudo o que esse pedreiro fez, realmente, é o que interessa, é o que dá a sustentação e o funcionamento da casa. Tudo bem que a sujeira estressa, tudo bem que chega num ponto da obra em que o dono não consegue enxergar onde está indo seu dinheiro e isso vai virando uma bomba na sua cabeça. Assim, quando, finalmente, chega a hora desse pedreiro entregar a obra pro pedreiro de acabamento, só falta o dono soltar rojão e contratar uma banda pra tocar no seu quintal.

Então, o pedreiro de acabamento, que também é muito importante, entra na obra e dá o toque de arte: coloca os pisos mais lindos e caros que o cliente tem condição de pagar, contrata o pintor, que dá os tons e as cores tão sonhadas, coloca as torneiras cromadas, tão brilhantes quanto às estrelas do céu. Geralmente, arrumam a jardinagem, embelezam a fachada e transformam toda aquela obra rústica numa das sete maravilhas do mundo!

O dono da casa, quando vê como a casa ficou linda, se emociona e dá a esse pedreiro de acabamento todos os louros da vitória, se esquecendo que ele pegou uma obra correta, robusta, com as paredes sólidas e perfeitas, com o encanamento e a parte elétrica funcionando, com tudo preparado só para embelezar. O dono da casa nem se lembra mais da existência do primeiro pedreiro.

Assim somos nós brasileiros que tivemos dois pedreiros importantes na nossa recente história: um de construção e outro de acabamento.

Seus nomes?

Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 6 comentários...

Sayuri Suguino disse...

Ótimo texto. Lula e Henrique hahaha

Estou seguindo, se der pra retribuir
http://mmmorango.blogspot.com/
Curtam o Blog Mmmorango no Facebook:
http://www.facebook.com/pages/Blog-Mmmorango/232261613473565

Lucyano Jorge disse...

Belo texto.

Lucyano

http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com.br/

Andre Mansim disse...

Valeu Fernando, obrigado pela publicação desse meu texto aqui!

Angela & Dayh disse...

Verdade, nunca parei pra pensar nisso mas é mesmo.
Otima colocação!

Leontina disse...

Olá André!
Aqui em Barretos está acontecendo a mesma coisa tivemos dois pedreiros importantes na nossa recente história: um de construção(Uebe Rezeck) e outro de acabamento(Emanuel).Só que as pessoas se esqueceram e dão os louros para o pedreiro de acabamento!

Andre Mansim disse...

Verdade Léo e olha que quase tudo o que existe aqui foi o Uebe quem fez!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br