19 de maio de 2020

Poderes que não podem: ladeira abaixo!

Poderes que não podem: ladeira abaixo!

Em uma de minhas publicações aqui, em cujo título eu perguntava “Ladeira abaixo?”, contextualizando e explicando a vitória de um boçal à Presidência da República, volto a ele, após um ano e quatro meses de Boçalnaro no Poder, com a certeza na afirmativa: ladeira abaixo.

O Brasil segue desgovernado, tentando sobreviver, a duras penas, com um Poder Executivo acéfalo, cujo representante, a meu ver, é o mais incompetente que já esteve no Palácio do Planalto.  Mas isso já era de se esperar, conhecendo o passado do atual presidente. No entanto, o que choca nesse pesadelo – ainda democrático – em que vivemos, é que nossas instituições, os demais poderes, têm assistido aos arroubos insanos de Bolsonaro de forma passiva, sendo coniventes com a corrosão e futura ruína do Estado Democrático.

Ao que me parece, os demais representantes do Legislativo e Judiciário respondem aos desmandos do presidente da República com um simples e debochado: “E daí?”, no estilo Boçalnaro de ser. É isso que mais me incomoda. Saber que os demais poderes podem e devem colocar o presidente em seu devido lugar, mas não o fazem.

Há tantas provas contra o Bolsonaro para o Judiciário se debruçar, no sentido de cassar a chapa Bolsonaro-Mourão; há tantos pedidos de impeachment – com sustância –na Câmara, todavia, até o momento, nem sinal de punição exemplar, muito menos de puxões de orelha naquele que ridiculariza o País interna e externamente. Sim, porque o Brasil virou chacota lá fora e símbolo de irresponsabilidade. Quem leva a sério o Tupiniquim?

Já sabíamos desde a campanha presidencial, no longínquo 2018, que uma vitória de Bolsonaro não seria uma vitória aos brasileiros, mas sim uma conquista estritamente ao candidato. O Brasil perdeu e, dia após dia da atual gestão, vem despencando ladeira abaixo. Nunca pensei que desceríamos tanto em tão pouco tempo, justamente porque pensava que as instituições teriam o poder de domar qualquer jumento ou gado arredio, avesso à Democracia e/ou à legalidade. Ledo engano!

O pior é que no meio do caminho havia uma Covid; havia uma Covid no meio do caminho, que alarmaria o mundo, deixando-o de joelhos ao invisível devastador e ceifador de vidas humanas. Somente líderes com “L” maiúsculo para defender seus respectivos povos. Pobre Brasil ao Deus dará. Estamos indo ladeira baixo a passos largos e ladeira acima no número de mortos, tendo o próprio presidente como incentivador de práticas irresponsáveis, que tiram ainda mais vidas. “E daí?”, dizem os demais poderes mancomunados com o Boçal, que, por incrível que pareça, continua a cativar eleitores, tendo apoio de muitos brasileiros tão irracionais quanto ele.

Às vezes, me pergunto: será que Bolsonaro sabe o que está fazendo do Brasil e para o Brasil? Será que ele tem noção da responsabilidade que possui nas mãos? Se sim, sua atuação não está a contento e precisa ser modificada urgentemente por bem ou por mal. Por bem, entenda-se por ele mesmo alterar seu jeitão rudimentar, irresponsável e desumano de governar; por mal, com uso de ferramentas institucionais que o obriguem a mudar.

Se o presidente não entende seu papel ou não tem capacidade para desempenhá-lo, renuncie. Mas tal gesto requer grandeza de espírito, o que ele nunca teve ou terá.

Ainda estamos no meio da ladeira, descendo em alta velocidade. Espero que os freios institucionais consigam frear o Brasil desgovernado enquanto há tempo.

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Faça como ele, comente!

Florislene Maria da Silva disse...

Caro Anônimo, seu texto é um deleite aos meus olhos e intelecto! Suas palavras soam como um grande alerta aos brasileiros no tocante ao desgovernado impuro que ora ocupa o cargo de presidente e suja o assento fazendo nele o que deveria fazer no sanitário! Parabéns! Excelente trabalho! Sou fã!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br