28 de fevereiro de 2011

A verdade, somente a verdade.

Caro leitor,

Atualmente estou lendo o livro "Contra Um Mundo Melhor - Ensaios do Afeto", do escritor Luiz Felipe Pondé, o qual indico. Ao longo dos capítulos, você se surpreende com sua narrativa e conteúdo expostos de forma clara, objetiva e que lhe sufoca e faz refletir sobre tudo e todos ao nosso redor.

É fascinante e chacoalhante, uma vez que o autor "vomita" todo o seu asco acerca da pequenez humana. Grita em nossa cara, ao esfregar a(s) verdade(s), muitas vezes escondida(s) por causa da hipocrisia, falsidade, desumanidade e do puritanismo ignorante e imprestável dos homens de boa e má vontade.

Abaixo, um dos 32 capítulos que vem para incomodar e nos cutucar diante da "real realidade" que bate em nossa porta. Vale a pena prestigiar a obra de Pondé, que escreve, como ele mesmo afirma, "contra um mundo que mente sobre si mesmo".

É neste mundo em que vivemos. E, claro, a política é mola propulsora da vida vivida neste planeta. Graças a ela há mais fracassos e poucos sucessos. O interessante é saber que ainda existe o sucesso advindo de tal "nobre" prática humana.


Capítulo 22 - Cotidiano

"Não acho que tenhamos mudado um milímetro desde a experiência nazista. Naquele momento, muitos europeus colaboraram com o massacre não apenas porque odiavam as vítimas dos nazista (nem precisavam odiá-las, isso seria até demais pensar), mas apenas pelo amor ao cotidiano. [...]A covardia e o amor à rotina acomodam mais os homens ao crime coletivo e social do que a força das ideias. Em nome de um emprego melhor, em nome de sentir menos medo diariamente, em nome de conseguir melhor qualidade de vida, aceitamos qualquer crime.[...]Estamos sempre dispostos a nos calar quando um jantar a mais é garantido. O comportamento moral comum é mais decidido em nome de uma noite tranquila e um dia monótono do que em nome de qualquer ideia de justiça que algum dia alguém escreveu.[...]".

Fonte: Fragmento retirado do livro "Contra Um Mundo Melhor - Ensaios do Afeto", de Luiz Felipe Pondé, páginas 146/147.

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 2 comentários...

Andre Mansim disse...

Gostei Fernando, realmente gostei.
Já anotei o nome e vou atrás pra comprar! Valeu!

Yorrana Barbosa disse...

Adoro ler .
E gostei do post .
Vou procurar ler o livro : ))

Abraço.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br