27 de janeiro de 2011

Em prol do(s) libertário(s)

"O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso."
Bertold Brecht

Com essa frase inicio o post para falar sobre o impacto Julian Assange. O quão criminoso é esse tal "divulgador de informações sigilosas"?

Quiséramos nós se tivéssemos um Assange para mostrar os bastidores, podridão, vergonhas, curiosidades, mistérios, vexames e CRIMES dos governos brasileiros que passaram e do que acabou de chegar, não é verdade? E olha que o Brasil tem muita informação útil à sociedade a ser imediatamente escancarada que, infelizmente, está sob segredo de Estado. O que é uma pena! Sobre isso, basta tocarmos numa ferida chamada documentos ultrassecretos e arquivos da Ditadura Militar.

Imagine quantos dados sigilosos e vergonhosos estão segredados nos porões do Ministério da Casa Civil, Itamaraty, Ministério da Defesa, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência - ABIN... Precisamos ter acesso aos documentos. Eles devem vir à tona. Cadê o nosso Assange, quando mais precisamos de um?

Os arquivos PRECISAM ser abertos e seus conteúdos divulgados a todos nós, principalmente aqueles referentes ao período ditatorial brasileiro. Merecemos ter acesso às informações. Temos de ter ao nosso lado uma Lei Geral de Acesso à Informação para que se aumente a transparência, combata-se, inclusive, a corrupção, haja o aperfeiçoamento da cidadania e para que tenhamos um serviço público de qualidade.

Por qual razão censurar documentos?
Quem e o quê estão tentando preservar?
O que há de tão "indivulgável" nesses arquivos ultra, mega, hiper-secretos?

Para essas perguntas, acredito que já conheça as respostas: atrocidades contra os direitos humanos; políticos carniceiros da "era de chumbo" que continuam ativos na política nacional e sem ressentimentos; confirmações das torturas e torturados e por aí vai. Uma vergonha!

Segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os documentos sobre a Ditadura Militar no Brasil já foram todos eliminados. Será? Pode ser que ainda existam alguns por aí em mãos anônimas. Que tal uma olhadinha em porões de igrejas, pra começar? Em São Paulo há tantas delas.

Não somos merecedores de conhecermos a(s) verdade(s)?

Aposto que existem muitas informações em sigilo que acabariam com a economia e política de um país, levariam indústrias, petrolíferas e empresas à falência, exilaria políticos e alguns cidadãos "comuns", enfim, causaria danos irreparáveis. Contudo, a verdade e o conhecimento acerca do mundo real seriam instaurados, o que ajudaria-nos a entender muita coisa ao nosso redor.

Já pensou se descobríssemos, por exemplo, - eu disse POR EXEMPLO - que os remédios genéricos não possuem 100% da sua fórmula original? Ou que há uma solução prática e inteligente para tornarmo-nos uma potência sustentável em energia, sem precisarmos mais da PETROBRAS, ELETROPAULO, FURNAS e ITAIPU?

É por essas e outras que precisamos de um Assange brasileiro, ou, quem sabe, até ele mesmo poderá vir a contribuir conosco. "Talvez o Brasil seria um bom país para que coloquemos parte de nossas operações", informou.

A briga entre Segredo de Estado e Liberdade de Expressão continuará e tende a ser ampliada, graças a essa possibilidade da era digital que se materializou num site chamado Wikileaks. Não há mais segredos bem guardados.

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 3 comentários...

Dani Moscatelli disse...

Parei e fiquei com esta frase de Bertold Brecht... ela caiu como uma luva para determinadas situações da minha vida!

Como sempre, muita CULTURA por aqui.

Mantenha-me informada (literalmente).

Bjs

O MiComédia disse...

Muita informação aki hem vlw
desculpe demorar comentar estava lendo post
http://omicomedia.blogspot.com

Unknown disse...

os últimos segredos, os de estado, estão sendo publicados. admiro o assenge, por sua postura de denuncia, coragem de atacar os cachorros grandes e etc... mas depois de refletir um pouco, me veio uma pergunta que ainda nao sei responder: como sobreviveremos a uma sociedade sem segredos?

sempre bom passar por aqui,
abraço

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br