4 de outubro de 2010

As lições do 1º turno da eleição presidencial

Segunda-feira amanheceu mais cinza e menos verde, em virtude da despedida de Marina Silva da disputa eleitoral à vaga de primeira presidente do Brasil.

Em contrapartida, muitos - como eu - tiveram a oportunidade de dizer em alto e bom tom, o seguinte desabafo: Uuuufaaaaaa! Dilma Rousseff não venceu em primeiro turno.
Havia a possibilidade de Marina ter rompido a polarização em torno dos dois "principais" partidos do país - PT e PSDB - e, inclusive, em alguns estados, isso até foi identificado, mas infelizmente não houve intensidade para tal façanha e a grande maioria dos eleitores optou por discursos menos ousados e consentiu apoiar o "mais dos mesmos" que aí estão nas disputas, sempre.

A verde "perdeu ganhando" de cabeça erguida: mais de 19 milhões de votos conquistados e a certeza de uma campanha limpa, propositiva, sem baixarias e com muita densidade.

Oficialmente, Marina não estará no segundo turno, porém, estará presente em cada um dos 19 milhões de eleitores que, sabiamente, concederão seus votos ao candidato menos pior e àquele que possuir mais condições técnicas para ser presidente da República.

Tira-se do resultado dessa eleição presidencial, 04 lições:

- Jamais devemos subestimar uma candidatura, por mais frágil que possa parecer ou pelo simples fato de ser dessa ou daquela religião, ideologia, opinião, gênero etc; ou por ter grande, pequena ou nenhuma coligação partidária; ou por ter pretendido levantar bandeiras em prol de um determinado segmento.

Subestimar o potencial de uma candidatura é estar fadado a erros de cálculo, como ocorreu com Dilma Rousseff e José Serra, cujo desdém à chapa de Marina Silva fez com que perdessem eleitores. Não só eles, como o "ainda-presidente" Lula também menosprezou a verde, chegando a dizer que ela era candidata de uma nota só.

- Soberba e aquela sensação do "já ganhou" afugentam eleitores. Humildade, garra, apresentação de boas propostas, transparência, experiência política e biografia deverão ser o mote desse segundo turno para atrair os eleitores, principalmente os de Marina Silva. Sinto que a candidata do PT não nos honrará com tais requisitos, contudo, acredito que ela tenha jogado fora seu salto XV.

- Pesquisas de intenção de votos não nos dizem praticamente nada. Quem se baseou nas projeções dos institutos de pesquisa deve estar inconformado com tamanha assertividade. Mais um motivo para fechar os olhos a elas.

- O cara, o Deus, o 80% de aprovação, o rei Midas, o do povo, aquele que está acima da Lei, o todo-poderoso presidente teflon, o nosso ainda mandatário-mor da Nação, Luiz Inácio Lula da Silva, não possui tanta força como alardearam por aí. Mesmo com presença total na campanha da Rousseff, não conseguiu fazer com que seu ventríloquo ganhasse em primeiro turno.

Ah! José Serra, fique esperto! Você foi o que mais perdeu nesse primeiro turno. Escapou de uma derrota vergonhosa nesse round inicial, graças à Marina. E se quiser chegar ao Planalto, é melhor repensar estratégias, senão será apenas lembrado, futuramente, como o melhor presidente que o Brasil nunca teve.


--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 30 comentários...

Andre Mansim disse...

Eleição é assim mesmo, nunca se ganha na véspera! Vc viu o Aloisio Nunes que estava em terceiro nas pesquisas e ficou em primeiro lugar?
É meu amigo... as coisas mudam bem rápido mesmo!

Agora vou fazer campanha para o Serra, Deuzolivre dessa Dilma ganhar!

Natalie disse...

Concordo INTEIRAMENTE com tudo o que disse a respeito de Marina. Votei nela, e não me arrependo, pelo contrário, estou orgulhosa do desempenho de minha candidata.
Contudo,discordo quando você diz que Lula não é tão forte assim. É o presidente com maior indice de aprovação, ou melhor, acho que só perde para Getúlio Vargas e o poder dele se reflete nos mais de 44 milhõs de votos à candidata do PT.
Dilma, é de fato INTRAGÁVEL e Lula conseguiu, apenas com seu apoio, fazer com que ela fosse engolida por muitas pessoas que votaram nela só e somente só por causa do nosso atual presidente.
Considerando que praticamente toda a campanha de Dilma foi baseada no 'SOU DO TIME DE LULA' acho que é um indicador da popularidade dele sim.
É óbvio que ela não ganhar no 1º turno foi bom demais...
Lula é forte, mas não é dois.
;)

Natalie disse...

Concordo INTEIRAMENTE com tudo o que disse a respeito de Marina. Votei nela, e não me arrependo, pelo contrário, estou orgulhosa do desempenho de minha candidata.
Contudo,discordo quando você diz que Lula não é tão forte assim. É o presidente com maior indice de aprovação, ou melhor, acho que só perde para Getúlio Vargas e o poder dele se reflete nos mais de 44 milhõs de votos à candidata do PT.
Dilma, é de fato INTRAGÁVEL e Lula conseguiu, apenas com seu apoio, fazer com que ela fosse engolida por muitas pessoas que votaram nela só e somente só por causa do nosso atual presidente.
Considerando que praticamente toda a campanha de Dilma foi baseada no 'SOU DO TIME DE LULA' acho que é um indicador da popularidade dele sim.
É óbvio que ela não ganhar no 1º turno foi bom demais...
Lula é forte, mas não é dois.
;)

fábio disse...

perfeito, nao tenho nem o que dizer sobre esse post ele por si só dispensa comentários, agora eé torcer para que o serra acorde e faça o que o com que o lula nao faça seu sucessor!

Nicelle Almeida disse...

Meu amigo, vc sabe que concordo com vc em absolutamente tudo!
Vamos lá ao segundo turno, de fato, votar no 'menor pior'.
Ótimo post, como sempre.
Um forte abraço!!!
Te espero lá no blog ;)
www.nicellealmeida.blogspot.com

Dieison disse...

Infelizmente não deu Marina, mas acredito que para um Brasil melhor é Serra 45!!

Luiz Scalercio disse...

cara nao gosto de politica,
eles sao do mesmo saco de farinha,
nao dar pra acreditar.

Rafael Queiroz disse...

diga não ao serra!
comentando e seguindo!

Unknown disse...

Eu, particularmente, gostei muito do resultado! acho que foi uma surpresa e um recado do povo...
A Marina - se continuar desta forma - vai surpreender muito na política ainda!

;D

Leandro Ferreira disse...

não votei na marina, mas votei no Plinio... eu não gosto do pensamento de governo do serra e por isso vou na dilma...

http://nopsmais.blogspot.com/2010/10/eleicao-2010.html

KGeo disse...

se um dia eu for politico vou lembrar disso

**Brunah Isabelle =) disse...

Ahh eu quero q o Serra ganhe.. na vdd eu nem voto ainda tenhu só 15 anso.. mas já sei cm funciona mais ou menos esse esquema.. queria q ou a marina ou o serra ganhasse..
e vc viu o tiririca ganhou.. ahh e já era de se esperar.. msm com palhaçadas e promessas nenhuma para o desenvolvimento do país ele ganhou do msm jeito.. aiai..
mtoo bom

Loverocklive disse...

Fora PT.

Coisas Estranhas Que Só Um Idiota Diz disse...

Magnífico comentário, o que me consola e saber que existe grande possibilidade da sensatez ganhar em 2014!!!!!! Parabéns pelo Blog

ADILSON JORGE disse...

Fiquei emocionado com as entrevistas que a Marina Silva deu depois do resultado da eleição de domingo. A voz cansada de uma guerreira que conquistou 19 milhões de votos e foi a figura mais importante desse 1º turno. Fiquei muito feliz por ela. E não acho que o dia amanhecer na segunda-feira mais cinza, mas sim verde como nunca porque o Brasil parece ter dado voz a uma defensora do meio ambiente. Fiquei muito feliz.

Abraços
http://ceucaindo.blogspot.com/

aivilana disse...

Hahahah, o melhor presidente que o Brasil nunca teve foi ótimo!
Adorei o post!
Odeio política, mas essa foi conquistadora!
Quanta falta de opção!
Parabéns para a Marina pelo sucesso que obteve durante esse curto período. CReio que se desse um pouco mais de tempo pra ela, ela teria chegado onde muitos duvidam! :)

Nicelle Almeida disse...

Meu amigo, atualizei o blog. Passa lá? Te espero ;)
www.nicellealmeida.blogspot.com

Adrielly! disse...

Ótimo post! :}

Victor Pagani disse...

Entre 13 e 45, prefiro 45. Eu gosto da Marina, mas...

[]'s

Farofa disse...

Concordo plenamente com seu texto, aliás, no meu blog também falo sobre o tema.
Ainda não foi dessa vez, mas as pessoas querem algo melhor. Estão todos desejosos de alguém que realmente esteja disposto a ser honesto, e não a dizer doces mentiras. Creio que na prox. eleição a Marina não esteja mais “verde” e sim bem madura, para poder colaborar para as mudanças.
Quanta a Dilma, espero o Netinho trate de fazer um bom “carinho” nela, como só ele sabe fazer nas mulheres, e o Lula, vá tomar chá com o Hugo Chavez e tantos outros da sua laia...
http://farofadeglitter.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

ela vai ganhar, cara
e eu digo: TOMARA!

Laura. disse...

otiiimo post !

NodirectionHome disse...

Como diz o ditado 10 lápis são mais difíceis d se quebrar do q 1 sozinho...!

Millena disse...

A Marina surpreendeu, mas Dilma ganhará.

Victor Von Serran disse...

concordo....ninguem deve subestimar ninguem....eu votei na Marina e fiquei decepcionado dela não ir para o 2 turno,mas no fundo eu ja esperava !


obrigado pela visita e volte sempre !
http://universovonserran.blogspot.com

Elisa Macedo disse...

Se o PT tem tanta apovação e a Dilma não ganhou no primeiro turno quer dizer que pelo menos 51% da população não quer a DILMA DE JEITO NENHUM!
Está tenso.
Infelizmente ela ficou no 2° turno com o Serra... Talvez ele realmente seja o futuro melhor presidente que o Brasil nunca teve.

Elisa Macedo disse...

Retribua a visita!
http://paginazabertas.blogspot.com/
Bjão e fica com Deus

Nicelle Almeida disse...

Meu caro amigo, o meu blog está atualizado. Te espero lá para deixar a sua opinião =)
Um forte abraço!!!
www.nicellealmeida.blogspot.com

Mônica Pinheiro disse...

É isso aí, Anônimo!

Como sempre, vc arrasa. Parabéns por estar entre os 100 do Top Blog e eu fui uma das pessoas/seguidoras que votou em vc.

Bjos

bia santos disse...

Votei na Marina e agora penso em anular meu voto.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br