26 de setembro de 2010

Mito do voto útil: não caia nessa armadilha!

Estamos chegando ao final de mais uma campanha eleitoral. Uns carregam certezas, outros dúvidas, alguns com hipóteses prováveis e improváveis, mas ninguém tem a resposta objetiva à pergunta: quem será nosso próximo presidente?

Os que enchem a boca pra falar numa tal candidata aí, temem um segundo turno. Os que arriscam o decadente, sonham com a disputa a dois, no dia 31 de outubro. E aqueles que idealizam a terceira candidata, rezam para que a decência, ética e renovação voltem a fazer parte do "mundo política". Difícil, não?

Mas o que eu quero sinalizar nesse post, é que ninguém sabe o que as urnas dirão no dia 03 de outubro, a partir das 17h. Pesquisas, estudos, análises e teorias só apontam suposições. Não é recomendável se pautar, balizar, confiar e acreditar nas projeções. Sempre surgem surpresas de uma forma ou de outra, numa intensidade maior ou menor.

Em 2006, por exemplo, todos acreditavam na vitória iminente de Lula sobre seu oponente, Geraldo Alckmin, logo no primeiro turno. Inclusive vários institutos de pesquisas, como o Datafolha, Ibope, Vox Populi etc. Eu mesmo cheguei a apostar nesse quadro eleitoral, na época. Ledo engano! O tucano conseguiu levar o presidente teflon ao segundo turno. Claro, o peessedebista perdeu, mas alcançou seu objetivo: second round!

É óbvio que cada pleito tem suas diferenças, no entanto, é tudo imprevisível! Os indecisos têm grande responsabilidade sobre isso.

NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM sabe quem será o próximo presidente da República Federativa do Brasil. Cabe a nós não nos pautarmos nas suposições veiculadas por aí, para que só assim possamos escolher nossos candidatos conscientemente, sem pressão estatística e psicológica que impulsiona-nos a votar naqueles que lideram as INTENÇÕES de voto.

Voto não pode ser considerado como uma aposta esportiva, numa corrida de cavalos, por exemplo, em que se investe naquele animal cuja chance de vitória é certeira. Voto é transferência de poder, é manifestar sua opinião, é juízo de valores sobre um determinado candidato.

Voto útil de verdade é aquele em que a consciência fala mais alto. É quando você analisa quem está na liderança da disputa e chega a conclusão de que aquele que está em terceiro lugar possui mais qualidades, o que desperta-lhe a votar com mais tranquilidade, pois houve comparações conteudistas, biográficas e de representatividade.

Portanto, não nos deixei cair em suposição e livrai-nos das pesquisas e do mito do voto útil - que é justamente uma aposta esportiva - no primeiro turno, amém!

Deixei o vídeo abaixo, explicando um pouco mais sobre como funcionam os dois turnos de uma eleição. Assista-o, é só 1 minuto!


--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 16 comentários...

Mônica Pinheiro disse...

É isso aí, Seu Anônimo!

Falou bonito e assino embaixo, se vc permitir.

Bjos

PS: Sou sua fã de carteirinha.

Digho disse...

Vim agradecer a sua visita ao meu Blog.Sucesso e Boa semana.

Millena disse...

As eleições prometem surpreender...

Unknown disse...

verdade....muito bom o post...abçs

http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

Antonoly Maia disse...

Bem útil e esclarecedor o seu post... irei votar no Serra!

fábio disse...

é nao devemos nos deixar levar por isso ou aquilo..eu vou votar em quem acho competente pra governar o brasil independente de quem irá ganhar agora e so esperar dia 3 e ver no que vai dar!

Iguimarães disse...

sempre muito bom seu conteúdo político
grande abraço
http://euseocotidiano.blogspot.com/

Victor Cesário disse...

grande post cara! Sucesso!


da uma olhada no meu blog?

http://portalm5.blogspot.com

PENHA''' disse...

concordo totalmente,
acho muita ignorância da parte de algumas pessoas que pensam que tem que escolher entre os candidatos mais populares, voto útil nem sempre é útil, voto de verdade é o voto consciente õ/

Daniel Silva disse...

Concordo que não deve haver voto útil, e principalmente sou contra o voto de protesto. Em SP muita gente vai votar no Tiririca para protestar. Acho errado. Tem que tentar escolher... e não reeleger os caras que vacilam.

Mas não concordo com a condução do texto. Se é para ter posicionamento político, ele precisa ficar claro no texto, e não conduzi-lo sutilmente. Ao meu ver o Blog tá fazendo campanha para que o voto não seja dado a Dilma ou Serra somente por ser quem está na frente.

É legítimo do blogueiro colocar sua voz e ter opinião, mas please, deixe-a clara... não induza, diga, com todas as letras... porque assim é o jornalismo parcial honesto, quando o posicionamento fica claro.

fica a dica... mas gostei do blog viu!

http://apenas-daniel.blogspot.com/

Fernando disse...

Olá, Daniel!

Primeiramente, grato por sua visita e palavras lá no Seu Anônimo.

Segundo, quero dizer que, se deixasse mais explícito meu posicionamento político no texto, daria nomes aos bois. O que, para uma pessoa inteligente, como você, e aos demais que leram o meu post com atenção, não seria necessário.

Fica muito nítido quem é que estou defendendo. Quem estou apoiando...

Qual o foco do texto?
Voto útil. Como é concedido o voto útil?
Normalmente para aqueles que estão na frente, liderando as pesquisas.

Realmente, o que falou, sobre eu fazer campanha contra aos que estão na frente faz sentido! E fico feliz por isso ter sido captado por ti.

Porque é pra coibir, justamente, esse pensamento. Evitar o voto daqueles que estão na frente, só porque estão na liderança das pesquisas de INTENÇÃO de voto.

Meus textos não têm o objetivo de serem fechados. Eles tê o propósito de serem abertos, para que qualquer um tire suas próprias conclusões, como você fez.

Não tenho a obrigação de explicitar quais são os meus anseios e opções.

O Seu Anônimo traz apenas o que penso, a MINHA opinião, por ser um blog pessoal.

Mas, aceito de bom grado sua manifestação.

Forte abraço,
Fernando Piovezam
seuanonimo.blogspot.com

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Belo e necessário tema que abordaste. Na minha opinião, O brasileiro não é eleitoralmente maduro em relação a pesquisas pois de deixa levar muito facilmente pelos números. Estatisticamente a amostragem é questionável. Sempre acho que o número de entrevistados é muito pequeno e que no fim as pesquisas servem mesmo pra influenciar os eleitores sem personalidade a creditar seu voto a alguém que esteja na frente, o que considero quase como um voto em branco, pois na prática se deixa que o senso comum decida por você.

Nicelle Almeida disse...

Concordo plenamente com vc, meu amigo. As eleições são decididas, literalmente, no dia. As pesquisas, os estudos não são nada mais que suposições e n querem dizer nada. Sempre falei que no dia tudo muda e é aí onde estou cheia de esperança de que a ética e o voto consciente irão prevalecer.
Um forte abraço e ótima semana.
Vc já teve em meu blog hj, mas atualizei...passa lá?
Te espero!!!
Um forte abraço =)
www.nicellealmeida.blogspot.com

Aripiprazol e Caiçara Parpitero disse...

O triste vai ter que assistir o Tiririca ganhando como Deputado Federal e levando junto com ele Valdemar COsta Neto e outros "mensaleiros", o povo de São Paulo tá de brincadeira, o Tiririca ganhando só prova que o povo tem os governantes que merecem ter...

Poisonique FP disse...

Vivemos numa falsa democracia, onde sofremos sanções se não votarmos... Estou cada vez mais decepcionado com o nível de nossos políticos.

http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

Losterh disse...

Cara, isso mesmo. Não há nada decidido ainda. Parece que essas estatísticas são para confundir o eleitor. Eu não voto na Dilma de jeito maneira. E com um currículo como o dela, me admira que alguém vote. Tradicionalmente, eu votaria ou na Marina ou no Plínio. Mas para não deixar a Dilma vencer, penso em votar no Serra, para que haja segundo turno e, entre Serra e Dilma, sou Serra.
Eis aí o drama. Se eu e todo restante da população não soubessemos que a Dilma está na frente, o meu voto não seria manipulado. Nem o meu e nem o de outros milhões, que votariam em quem lhes agradasse mais e não no menos pior.

As estatísticas são propaganda para os primeiros colocados na disputa.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br