18 de abril de 2011

Garotos de recados

Sabe por quê os jornais se transformaram em ringue para os pugilistas Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva? Porque ambos são covardes garotos de recados! Nenhum tem aquele estilo Mário Covas de ser: enfrentar, combater e vencer. Um não tem coragem de olhar na cara do outro para debater governos, de forma civilizada. Apenas mandam recado via ringue.

Enquanto um grita, protegido em sua redoma petista de um lado, que "tem um presidente que diz que não precisa ficar atrás do 'povão'. Não sei como é que alguém estuda tanto e depois quer esquecer do povão", o outro, enclausurado, redige artigos e mais artigos, retrucando que "Se Lula fosse um adversário leal, saberia reconhecer que não desprezo o povão". Tem-se aí, um perfeito bate boca entre comadres.

E o povão continua "numa boa", nem aí para com a discussão. Aliás, o tal povão nem sabe, não quer saber e tem raiva de quem sabe o porquê da animosidade entre os dois ex-presidentes. Ou seja, tem mais o que fazer, não é verdade?

Lembro-me que FH chegou a chamar Lula para um arranca-rabo, ou melhor, um "passando a limpo", mas o vermelho amarelou e, até o momento, recusa o convite do ex-presidente tucano. E olha que o petista já colocou o pijama faz tempo...

Lembrando o que disse o peessedebista:

"Presidente Lula, quando acabar a eleição, quando você puser o pijama, venha a meu instituto, vamos conversar, cara a cara."

"Uh! Cadê? O Lula sumiu!" (bis)

Quem não deve, não teme. E os dois já estão bem crescidos para picuinhas, disse-me-disse, birra e desprezo para com os diálogos adultos, olhos nos olhos. Concorda? Adoraria vê-los num debate, discutindo o país de ontem, de hoje e o do futuro. (Não) seria enriquecedor e esclarecedor?

Cada qual teve seu ponto de relevância nesses 16 anos; cada qual foi responsável pela situação em que se encontra o país, tanto para o lado positivo, quanto para o negativo. Sim, existiram e existem inúmeros pontos negativos. O Brasil não está lindo, perfumado e maravilhoso. Há muito, ainda, por fazer e esperamos que o que tenha de ser feito ocorra no governo Dilma Rousseff.

Pelo o que percebemos, a presidente não é de mandar recados: entra muda, sai calada de quaisquer eventos e viagens. Não é articulada nem dialoga com os brasileiros, autenticamente. É fria, emplastificada, inexpressiva e robótica. Cadê a mulher-Dilma, aquela que representa a "mulher brasileira e sua força verdadeira"? Deixa pra lá. Fica para um próximo post a análise de perfil.

Voltando aos ex-presidentes, lembrei-me de um ditado do povão: "ex bom é ex morto". Não literalmente, claro. Longe de mim esse pensamento mórbido. Mas é que para o povão...

"...a ditadura e o oprimido / o prometido e o não cumprido / e o programa do partido / Tudo vira bosta..."

"...a prostituta e o deputado / a virtude e o pecado / esse governo e o passado / Tudo vira bosta"

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 5 comentários...

Rubi disse...

É sempre bom vir a seu blog e ler sobre os mais diversos assuntos. Até a política ficou interessante. haha

Até mais!

Raul disse...

muito bom post, mostra que vc sabe bem dos diversos assuntos..

http://lugardareflexao.blogspot.com/

Mr.Cheri disse...

Hihihihih Política é assim mano. O que convém está dentro o que não está fora,mais so formos pensar, não so na política, mais na vida em si.

Se tu acha que é conviniente estar em um trabalho ou pegar um proposta tu aceita se não foi tu nao aceita. Tudo depende doponto de vista.

E sobre a nova presidente ela tem uma visão mais administrativa das coisas e não uma visão popular das coisas. Isso faz dela diferente do Lula e de outros ex presidentes q tivemos.

Bom texto. Me visite e se der me siga. Vou te seguir.

Mr.Cheri

Breves relatos de minhas experiências, minha vida, meus pensamentos, meus aprendizados, minhas músicas e poemas.

http://mrcheri.blogspot.com/

Unknown disse...

Analisou muito bem!
é isto que mais gosto em seu blog.. a forma inteligente que fala sobre assuntos que vivemos, mas, deixamos a segundo plano!

A complementação musical foi certeira!

;D

Luci disse...

É lógico q o Lula sempre vai recusar o convite do FHC p/ "passando a limpo", ele é um asno q nem sabe o q diz. Ainda não consigo acreditar q o povo brasileiro foi capaz de reeleger um presidente q permitiu diversos roubos embaixo de suas barbas e depois disse não saber de nada. Se ele não realmente não sabia então era mesmo muito burro para o cargo mais importante do país.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br