22 de janeiro de 2011

"O grande nó está na política"

Ano novo, enchentes novas. Melhor dizendo, ano novo, problemas velhos e já bem conhecidos pela população. Algumas regiões alagadas continuam a fazer vítimas como no ano passado e continuarão a fazer. Outras são novidades, mas que deixarão de ser, logo no ano seguinte, quando retornarem.

É vergonha dupla essa situação, pois nos envergonha e repercute negativamente no exterior. O mundo inteiro está abismado com a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, em várias cidades do estado mais rico do país, inclua-se aí, a capital paulista, Minas Gerais e em demais localidades da federação.

A tragédia está mais para crime a qualquer outra conotação. E os criminosos, você já deve saber quem são: nossos próprios representantes, aqueles em que deveríamos confiar para que pudessem evitar o perrengue vivenciado agora. Uma lástima, MAIS UMA VEZ.

O absurdo não chega a ser o número de mortes, que beira mais de 780, e os milhares de desabrigados, mas sim, a reincidência desse crime. Os corruptos, omissos e incompetentes que foram eleitos são os verdadeiros algozes e não as fortes chuvas que recebemos todos os anos. O descaso e a inação por parte do poder público deixam qualquer um perplexo e revoltado. Mas mesmo assim o Sérgio Cabral foi reeleito, a Dilma foi eleita, o Tiririca foi eleito...

Vi um especialista em enchentes e em demais “desastres naturais”, numa das tantas e tantas reportagens que estão pululando por aí, afirmar veementemente que o culpado pelo o que houve é, e sempre foi, o governo. Ou pior, os governos. Nenhuma surpresa, não é mesmo?

Falta vontade política dos nossos representantes para uma ação eficaz pró-população a vários problemas - além das enchentes - que assolam nosso Brasil. E falta interesse em política dos cidadãos-eleitores para enxugar os corruptos do cenário político.

Enquanto esse mal, chamado corrupção, não for expurgado da política nacional – o que é muito difícil – ou amenizado – o que é possível – sai ano, entra ano, continuaremos a presenciar assassinatos como os da região serrana do Rio.

Marina Silva, certa vez, soltou uma frase ao longo de sua campanha à presidência que serve de reflexão a todos nós, principalmente agora, quando vivenciamos acontecimentos desagradáveis. Ela disse na época que “o grande nó está na política, porque é nela que se decide a vida coletiva, se traçam os horizontes, se consolidam valores ou a falta deles.”

Nossas vidas estão em jogo e nas mãos de jogadores um tanto quanto desprovidos de valores. Cabe a nós darmos outro rumo a isso. Afinal, “a política é muito importante para permanecer somente nas mãos dos políticos” e as nossas vidas, também.

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 18 comentários...

Andre Mansim disse...

Fernando, as coisas que vc fala vc sempre o faz com muita clareza e verdade, eu acho que até hoje nunca discordei de nenhuma idéia sua, e em mais essa postagem eu estou do seu lado, se vc ler a minha penultima postagem vai ver que estamos pensando igualmente!

É bom ter vc como amigo blogueiro que sempre quer falar a verdade, vc sempre fala de uma maneira mais jornalística e eu falo de uma fotma mais leve e humorada, mas a gente vai lutando né?
Só falta vc colocar o link do meu blog aqui no seu, porque o seu link já faz uns 8 meses que tá lá no meu, hahahahahaha.

Fernando disse...

Sim, sim. Estamos bem sintonizados. É bom encontrar pessoas com a mesma linha de raciocínio.

E que descuido o meu, hein!? Mas antes tarde do que mais tarde, fala a verdade, André!?

Você já ganhou lugar cativo aqui no Seu Anônimo. Está lá nos aliados, bem merecidamente.

Gosto muito dos seus textos, pois são escritos com muita sensibilidade.

Ah! Ainda não me esqueci da entrevista, viu!?

Forte abraço, amigo!

Fernando Piovezam
Seu Anônimo.

Anônimo disse...

Realmente o governo nunca será bom. Mas acho que falar apenas dos presidentes não vai mudar muita coisa... sempre os considerei apenas mais uma peça do jogo, aquela peça que apresenta os fatos, mas não está interagindo diretamente com eles...

Natália disse...

É verdade. Estão querendo consertar um erro no lugar errado. E ainda culpam quem não tem a ver com a história. A imagem por si mesma já é auto explicativa, e nada mais resumido e explícito que uma das primeiras frases: "...ano novo, problemas velhos..."
Até quando??

Tenho medo de onde isso tudo vá parar

Douglas disse...

Concordo...
esses politicos são um bando de ladrões msm... aff... nenhum presta...

Douglas disse...

Ah, to seguindo seu blog colega...
segue o meu tbm
http://aopiniaoonline.blogspot.com/

Barbara Nonato disse...

Gosto bastante da forma como apresenta suas idéias.
Como dito, é reincidência e nada impede que venha a acontecer outras vezes. No Brasil não se resolve os problemas; o que é feito são táticas de contenção enquanto o assunto está recente, depois de algum tempo a coisa cai no esquecimento até uma nova ocorrência.
Triste realidade essa nossa!

Joice disse...

política é uma coisa q me enoja, na boa... e é uma pena saber q as tragédias estão aê =//

belo texto^^

Henar disse...

Really interesting, I have to say...

M. Secret Secrets disse...

Adorei o post. Confesso que ri tambem da charge..
Adorei o blog, vou seguir.
Novo post em nosso blog também, confira:
http://msecretsecrets.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não se pode confiar nos políticos , principalmente aqui no Brasil

Unknown disse...

Realmente, a situação era a muito anunciada, vivida.. e agora chegou ao limite. Um crime!
Gostei da frase da Marina.
O triste é que poucos veem a política como um meio de fazer valer o necessário, e vota para qqr palhaço, vende seus votos...
Um ineliz círculo vicioso!

;D

Anônimo disse...

É meu caro, sempre aquela velha novidade que assola esse país e os homens lá do poder apelam pra tudo menos por assumir a verdade que "afoga" tudo que tentamos esconder.

Unknown disse...

foi muito triste tudo o q aconteceu nestes dias... está sendo lastimável!

vim agradecer a visita ao meu blog!

bj

Débora disse...

E que grande nó este, né?
Eu como cidadã, me sinto de mãos atadas, naõ sei bem como agir, fico aqui com minha indignação, até quando? Não sei...

Unknown disse...

Muito legal seu blog,gostei ^^

estou te seguindo me segue tbm por favor?

trollagemvirtual.blogspot.com

diamondsfashionblog disse...

Legal,
não entendo mt de politica, mais tudo bem ,já to seguindo!
segue tbm ?

www.diamondsfashion.blogspot.com

Eumar Lima disse...

O Post é exelente.
Concordo plenamente, os politicos não dão sequer atenção a população e sempre deixam as pessoas mais humildes em situações horríveis; isso quando não morrem que essa novas tragédias no RJ. Triste.

Bom Blog.

Sucesso!

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br