21 de junho de 2010

Que rei sou eu?

Quem é Dilma Rousseff?


Essa é a pergunta que não quer calar! Pelo menos pra mim, claro. Não sei o que você, caro leitor, pensa a respeito, mas eu, sinceramente, desconheço a candidata petista.

Quando me faço essa pergunta, sempre me vem uma única e oca resposta em mente: candidata petista à presidência da República. E isso é tudo de concreto que consigo obter a seu respeito. Uma candidata! Até pouco tempo, "pré-candidata".

Já pesquisei seu passado, descobri alguns absurdos da sua biografia - sem comprovação da autenticidade, mas descobri! - absorvi conteúdo partidário que (mente) descreve uma candidata forte pra suceder o "ainda-presidente" Lula, mas nada muito profundo, relevante, exemplar e merecedor de palmas para que ela seja, em 01 de janeiro de 2011, agraciada com a faixa presidencial.

Muitos me classificam de eleitor da direita - como se ainda existisse tais posições políticas, atualmente. -, de serrista, peessedebista, tucano, elitista, cego, desprovido de inteligência, alienado, "leitor da Folha" - essa é a mais divertida e, por que não, ignorante classificação? -, pouco conhecedor de história, enfim, concedem-me diversos predicativos impactantes quando me atrevo a perguntar: QUEM É DILMA ROUSSEFF?

Só pra esclarecer, não votarei em José Serra. Pelo menos não nesse primeiro turno. Acredito que existam outros candidatos, muito bons, por sinal, que estão merecendo a nossa atenção e que podem apresentar-nos um discurso diferente, pró-Brasil.

Mas afinal, quem é aquela tal candidata? É natural questionarmos, uma vez que pretendamos elegê-la presidente. Quando Lula diz: "Meu nome é Dilma!", deixa-me confuso e preocupado, porque não consigo distinguir quem é quem. É um presidente que gostaria de ser o que Dilma é, ou uma candidata que quer ser o que o presidente foi?

Confunde, confunde mesmo.

Como podemos votar em alguém que não sabemos quem é?
Como votar numa Dilma, sabendo que ela, de fato, não está disputando a vaga com seus demais rivais, que são verdadeiros candidatos?

Quero ter a segurança de não votar numa candidata que será facilmente manipulada e feita de marionete, joguete político quando chegar lá. Não quero uma presidente que irá se distrair e soltar o leme quando o Brasil mais precisar de um líder.

Tudo por quê? Porque confiamos o nosso voto às cegas, votamos numa candidata companheira de um presidente simpático que acarinha seus eleitores com cédulas de reais do Bolsa Família.

Não basta apenas ter feito parte de um governo que deu sorte e que fez seu arroz com feijão, magistralmente; não basta só ter sido a ministra do presidente Lula e ser lançada como a única que pode continuar o trabalho iniciado pela gestão de Fernando Henrique Cardoso; não basta somente apresentar-se como o exemplo de mulher brasileira - que exemplo? - a mulher brasileira é bem mais do que uma Dilma; não basta apropriar-se de discursos bem elaborados pela equipe de assessores da campanha;

O sucessor deve ser mais que tudo isso!
O sucessor tem de ser um líder (com experiência política e administrativa e força de mediação), que tenha a cara do povo.

O "discursinho" que tenta ludibriar-nos a eleger sucessores, não cola mais. Principalmente aqui em São Paulo, onde já levamos uma porrada do Maluf em 1996, na campanha que levou Celso Pitta à prefeitura.

Portanto, amigo, tente ver Dilma Rousseff como candidata e não como um Lula de saia, e tente respoder a pergunta: QUEM É DILMA ROUSSEFF?

Se obtiver uma resposta sensata, que não seja manipulada por seus marqueteiros, e que a torne uma candidata cheia de conteúdo, por favor, não hesite em me dizer.

--
Só para lembrar, já assinou o feeds?

Ae, agora sim 18 comentários...

Antonoly disse...

Até agora, pelo que andei lendo por aí, Dilma Rousseff vem de um passado terrosista e eu não voto em gente assim.

Luana Rodrigues disse...

Realmente, o passado de Dilma foi esse. Era TERRORISTA! Por favor... Votar neste tipo de gente também não vou.

Tatiane disse...

Eu tenho a mesma sensação que vc carissimo companheiro blogueiro. E olhe que eu me considero de esquerda, defensora do fim dos privilégios e distribuição de renda e vida digna a todos, e não apenas quem interessa, ou alguém que poderá fazer algo por mim. Eu também ñ sei qse nada sobre a candidata petista, mas confesso q ñ posso dizer com propriedade já q ñ procirei saber. Só sei que ela tem sido constantemente conceituada como a continuidade de governo atual e q Lula confia nela, mas e eu? tb ñ preciso confiar?
Eu achei sua postagem de muito bom tom e creio ser importante discutir isso veementeente.

_____

http://www.coracaoonline.blogspot.com/

Análise F.C disse...

Rapaz, ainda não voto por não ter idade. Porém, já ouvi falar também sobre escandalos na vida política de Dilma.

http://analisefc.blogspot.com/

Sequelanet disse...

A Dilma não me inspira confiança. Vou votar na Marina Silva.

Angélica Nunes disse...

eu ia falar da Marina Silva, pois ela me inspira mais confiança (um poucio) do que a Dilma. Acho particurlamente que as propostas de governo dela não são INOVADORAS" mas são o mais próximo do jeito "ptista" de ser, que me desculpe os radicais, mas tem sido muito bom para o Brasil...por outro lado, as pessoas provavelmente com medo da "mudança" acabem por preferir alguem que o "presidente de confiança" confie, ou aparentemente confie. Eu ainda tenho muitas duvidas se o certo seria partir para algo "novo" ou algo "aparentemente solido".. o novo sempre será um tiro no escuro. não há como saber se vai ser um tiro certeiro com o 1° disparo, até que se atire... e não há 2 disparo.. em geral...

Fernando disse...

Boa observação da colega blogueira Tatiana!

"O Lula confia, mas e eu?"

Perfeito!

Um beijo,
Fernando Piovezam
. aquele que escreve sem assinar !

Jonatas Fróes disse...

A sensação passada pelo PT é a de que Dilma não será nada mais do que um fantoche. Alguém com um passado político praticamente irrelevante não tem experiência ou competencia suficiente pra gerir um país inteiro.

Não sei se chegou a ver a edição desse mes da revista Rolling Stone, mas lá eles publicaram um perfil separado da Dilma e do Serra mostrando os prós e contras dos principais candidatos. Achei bem interessante e se puder conferir, vale a pena.

[]'s

http://musikaholic.wordpress.com/

Unknown disse...

Eu não conheço muito sobre ela... mas nunca me inspirou confiança! Gostei muito das suas colocações e análises!
;D

Abner Queiroz disse...

Haver algum político honesto, ja é algo muito raro. talvez nem exista mais. e as pessoas como estão ? tocando cornetas ...

Pedro Prado disse...

A Dilma está bem longe da minha decisao, na verdade estou pensando muito bem se vou votar na próxima eleição!

Artur disse...

dilma \o/ dilma \o/
não...isso deixo para quem não buscar conhecer em quem vota =]

Sandro Batista disse...

Muito boa pergunta: QUEM É DILMA?
A resposta é simples, é o engodo, é o continuismo, é a afirmação que o Lula quer para o mundo (ele quer muito projeção mundial), que ele é "o cara". Consegue transferir seus votos até pra... Quem é mesmo???

Esqueci!

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Anne Carol! disse...

puts.. politica é algo complicado..
e quando se trata da Dilma.. é só uma continuação do governo lula.. --'
se isso é benéfico ou não.. não sei.. pq todo o candidato que conssegue se eleger..e q é boa gent
quando ver q ganhou todo o poder.. ele muda completamente..então não aposto em nenhum..--'

fábio disse...

é Dilma nao me engana també não mais o povo brasileiro precisa ver isso tomara que o planos deles, nao de certo e que ela seja desmascarada e que DEUS decida quem é o melhor pra todos nós agora já entreguei nas maos dele e que assim seja!

Anônimo disse...

Não votem nessa pu**... ¬¬

Unknown disse...

Eu estou dando um voto de confiança a ela, uma vez que - gostei do governo Lula, e muito... E uma vez que - o mesmo confia em Rousseff.

Jeh Pagliai disse...

Também a desconheço...
Acho que ela, tenta ser o Lula "de saia" não sei...

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

  ©Modificações by Felipe.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br